________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O ATO DE LER - Inajá Martins de Almeida

Dê-me  uma meada de lã e eu teço um agasalho.
Dê-me uma palavra e eu formulo uma frase.
Dê-me uma frase e eu escrevo um texto.
Dê-me um texto e eu componho um livro.

É o ato de ler que nos envolve, quer seja para satisfazer um desejo apenas, ou uma necessidade. 
O livro nos fala, nos tira da inércia, da ignorância verbal: torna-nos partícipes da criação, tanto do autor, quanto da sociedade em constante mudança. Assim, é imperativo formar uma nação de leitores, a qual começa em nós.
Ao escrever o ato de ler, minha idéia central fora mostrar que a leitura é prazerosa quando percebemos que o tempo a ela dedicado, torna-nos melhores, tanto no fluir da palavra, quanto no relacionamento interpessoal. 
As quatro frases iniciais me vieram a mente, quando a escrever estava, pois as lãs e as linhas sempre fizeram parte integrante de minha vida. Jamais me aparto das lãs, tampouco das linhas. Enquanto umas me tecem - as lãs - as outras me escrevem - as linhas. 
E agora, porque não dizer: as duas também me lêem!
O texto, então, publicado no Site Amigos do Livro, fora encontrado e indicado pelo ENEM/2006, como motivador para a prova de redação daquele ano, figurando ao lado dos escritores Moacyr Scliar e João Scortecci autor e mantenedor do site supracitado.
Em seguida recebeu sua edição na revista Leitura em Revista, publicação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Tal fato somente fora possível após anos de dedicação à leitura  e uma predisposição em se colocar no papel a importância da busca pelo auto aperfeiçoamento através dos livros - enfim da leitura. 
Realmente gratificante quando se pode associar leitura e escrita, no intúito de contribuir com o vasto universo literário, e ver o quanto a leitura pode encurtar caminhos e encontrar afins.
comentários de Inajá Martins de Almeida 


  leia o texto em sua íntegra
____________________________

Almeida, Inajá Martins de.  O ato de ler  in  Leitura em Revista  / Associação Internacional de Leitura  -  Ijuí. Rio Grande do Sul, 2007  -  nºs 10, 11 e 12 / jul/dez 2005; jan/jun 2006; jul/dez 2007.  

Nenhum comentário: