________________________________________


"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu - Bibliotecária por opção, paixão e convicção".

Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”

"O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe".

Inajá Martins de Almeida

assim...

"Quem me dera fossem minhas palavras escritas. Que fossem gravadas num livro, com pena de ferro e com chumbo. Para sempre fossem esculpidas na rocha! (Jó 19:23/24)

________________________________________________________________

“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

Fernando Pessoa - Poeta e escritor português (1888 - 1935)

____________________________________________________________________

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MARK TWAIN -

Google lembra nascimento de Mark Twain com doodle especial

clique sobre a imagem


O Google lembra nesta quarta-feira o escritor e jornalista americano Samuel Clemens, conhecido como Mark Twain, no dia que marca 176 anos de seu nascimento. No cabeçalho da página do buscador aparece um desenho de crianças pintando a palavra "Google" em um cercado, uma referência aos personagens infantis que povoavam os romances de Twain.  continue lendo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

MINHA VIDA É UM LIVRO - Elanklever


Obrigada leitores. 
Alcançamos a marca das 30.000 visitas. 
Quero presentear a todos com uma frase muito significativa para mim. 
Talvez a mais significativa de todas porque a vi nascer através das mãos do autor. 
Também porque posso me sentir parte integrante dessas páginas, as quais estão sendo tecidas dia após dia, mudando a história de nossas vidas. 
Apreciem!

_________________________________________
arte e postagem :  Inajá Martins de Almeida
São Carlos - 29/11/2011

domingo, 27 de novembro de 2011

LITERATURA: leitores e leitura - Marisa Lajolo

Nascida entre livros e leitores, o assunto não me farta, tampouco se esgota. É o caso deste que ora deixo um comentário. É um olhar a partir do meu ponto de vista.

Bibliotecária, jamais aventuro-me à leitura sem contudo um breve passar de olhos técnicos em todas as informações preliminares: capa, contra-capa, orelhas, folha de rosto, etc...

É a dedicatória que me toma um tempo considerável. É a dedicatória que me leva a transcrevê-la neste espaço, quando a autora declina:

"Este livro é dedicado a meus alunos, tantas vezes meus mestres.
Queridos discípulos e discípulas, tão insubstituíveis na formulação de questões, tão impacientes e saudavelmente polêmicos na discussão de problemas! E, sobretudo, sempre tão solidariamente presentes ao longo de cursos, pesquisas, corredores e internet!

E, do começo ao final do livro, a escritora me leva ao mundo encantado e inquiridor do que seja literatura.

São nossos textos considerados literários? Pode ser considerado literatura obras engavetadas que não são de conhecimento e domínio público? Afinal o que é literatura?

Percebo que desde minhas aulas na Faculdade de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos, Dona Carminda Nogueira de Castro Ferreira, já nos levava a desbravar o universo literário, o qual meus anseios de jovem ávida pelos poemas, pelos romances melodiosos, embevecia-me ante suas vidas, muitas vezes repletas de dores, sofrimentos, saudades, paixões. Épocas em que apenas em nossas  fantasias podíamos contemplar e sermos co-autores de tantas obras que desfilavam durante as magistrais aulas.

Neste livro Marisa resgata em mim o gosto pelas letras, pelas linhas. Os livros bailam ao meu redor, eu que os tive em mãos, delicadamente arranjados nas estantes, milimetricamente etiquetados - Ah! lembranças que se vão e que deixam saudades.

Sinto, agora,  forte desejo de também poder ocupar um espaço numa estante de biblioteca, quando a escritora latente esboça suas próprias linhas. Não com a preocupação de ser literatura ao pé da letra, aos moldes acadêmicos, mas tenho sim o gosto de poder me ver envolvida com tantos autores em minhas leituras, sentindo o gosto de recriar sua obra sob um ponto que pode ir além da vista.

Que delícia saber que "discutir literatura é abrir os olhos e ouvidos, e olhar e ouvir em volta, ler livros, meditar sobre as frases pintadas a spray em muros e edifícios da cidade, e fazer a eles a pergunta: o que é literatura?  


Saber então que fazemos parte daqueles em que: "seus nomes são desconhecidos, suas obras são difíceis de serem encontradas, não constam das bibliotecas, ninguém fala delas. Eles imprimem às vezes seus próprios livros e não encontram leitores para além da família e dos amigos mais próximos".


Mas, também é bom saber que ainda que não consideradas literatura, como aos moldes estabelecidos, percebemos a satisfação de poder estar aqui contribuindo, para que a palavra seja levada aos quatro cantos, através deste veículo de informação, que tanto facilita aos anônimos não se tornarem tanto anônimos assim, e aos que gostam de escrever, não se sentirem tanto sem leitores, porque é isto que a literatura requer - que haja alguém que a escreva e alguém que a leia, daí ser ou não literatura é somente questão de ser ou não ser.

__________________

Lajolo, Marisa   /  Literatura: leitores e leitura   /   Marisa Lajolo   -   São Paulo: Moderna, 2011.

LIVRO DE NEEMIAS - Elinaldo Renovato de Lima

NEEMIAS - "Deus Consola".

Seu próprio nome já tem um significado interessante. Era Deus que dirigia sua vida. Era Deus seu refúgio e consolador em tempos de crise. Neemias era o copeiro do rei da Pérsia -  Artaxerxes.

Não foi ele - Neemias - um líder qualquer. "Foi um lider proativo e espiritual. Não confiou apenas em seus conhecimentos e relacionamentos..."

Como o líder pode ter ânimo e manter-se íntegro em tempos de crise? Como enfrentar oposiição? Como não se deixar enganar pelos inimigos?

Exemplo de personalidade analítica:

  • observava 
  • analisava 
  • meditava 
  • orava 
  • pedia orientação 

É o que falta em muitos que se julgam líderes nos dias atuais.

Neemias o grande reconstrutor dos muros, das portas e da cidade de Jerusalém, razão pela qual na Bíblia  encontramos treze capítulos que formam um livro, no qual detalhes sobre seu trabalho são apontados minuciosamente .

Além disso, a literatura nos aponta vários escritores, como é o caso do Pastor Elinaldo que nos agracia com obra elucidativa, rica em detalhes e respostas a tantas questões controvertidas sobre o papel do líder e liderança.

Ademais, a leitura não esgota o tema, abrindo janelas para novas conjeturas e propostas.
________________________

Renovato, Elinaldo   /  Livro de Neemias: integridade e coragem em tempos de crise.   2ª impressão.   Rio de Janeiro : CPAD, 2011.  

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PALAVRA POR PALAVRA - Anne Lamott

"Você acha que tem um livro dentro de você?

Penso que todos nós o temos. Todos temos uma história - a nossa história - que poderia ser escrita. Quem dera pudéssemos registrar nossas lembranças em papéis; tirá-las da memória, do nosso mais íntimo e lançá-las nas linhas do tempo. Muitos o fazem. É possível.

Anne Lamott, nascida entre livros, num lar em que seu pai era escritor, acostumada fora às linhas, à escrita e jamais dela se apartou.


"Hoje em dia, a vida é bem mais complicada do que era na Idade Média, mas, sob vários aspectos, continua a mesma... entretanto, é muito recompensador saber que dentro de nós, ainda há uma parte boa que não foi corrompida e destruída, que pode ser resgatada e usada... no entanto, se você se importa de verdade com alguma coisa, essa crença fará com que você continue se esforçando para terminar seu trabalho".


O livro nos dá um desejo imenso de nos lançarmos de pronto às nossas memórias, à criação de novas histórias, novos personagens.

Realmente seduz o leitor a compartilhar seu dom com os demais.

Leitura gratificante.

____________________

Lamott, Anne   -   Palavra por palavra: instruções sobre escrever e viver   /  Anne Lamott  [traução de Marcello Lino];  Rio de Janeiro:  Sextante, 2011.   

sábado, 19 de novembro de 2011

NOSSAS CONTAS

(clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MARIE CURIE


Em seu site de buscas, o Google hoje presta sua homenagem a Marie Curie, cientista que completaria 144 anos de seu nascimento continue lendo


Maria Sklodowska nasceu na atual capital da PolôniaVarsóvia, em 7 de novembro de 1867, quando essa ainda fazia parte do Império Russo. Seu pai era professor numa escola secundária. Marie educou-se em pequenas escolas da região de Varsóvia...leia toda a matéria